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___________________________________________série______________
2 Ano do Ensino Médio EJA e Regular
- responder para: rosemeirecamacho@prof.educacao.sp.gov.br
O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente
Por meio da presença de dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles
recebem as almas dos passageiros que passam para o outro mundo.
A cena passa-se num porto e portanto, um dos barcos vai em direção
ao céu, e outro para o inferno.
A maioria dos personagens vão para a barca do inferno. Durante
suas vidas não seguiram o caminho de Deus, foram trapaceiros, avarentos,
interesseiros e cometeram diversos pecados.
Por outro lado, quem seguia os preceitos de Deus e viveu de
maneira simples vai para a barca de Deus. São eles: Joane, o parvo, e os quatro
cavaleiros.
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico
da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o
juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo
através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à
falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia etc.
Personagens e seus Pecados
- Diabo:
capitão da barca do Inferno.
- Anjo:
capitão da barca do Céu.
- Fidalgo:
tirano e representante da nobreza. Teve uma vida voltada para o luxo e vai
para o inferno.
- Onzeneiro:
homem ganancioso, agiota e usurário. Por ter sido um grande avarento na
vida ele vai para o inferno.
- Joane,
o parvo: personagem inocente que teve uma vida simples. Portanto,
ele vai para o céu.
- Sapateiro:
homem trabalhador, mas que roubou e enganou seus clientes. Assim, ele vai
para o inferno.
- Frade:
representante da Igreja, que vai para o inferno. Isso porque ele tinha uma
amante, Florença, e não seguiu os princípios do catolicismo.
- Brígida
Vaz: alcoviteira condenada por bruxaria e prostituição que vai
para o inferno.
- Judeu:
personagem que foi recusado pelo Diabo e pelo Anjo por não ser adepto ao
Cristianismo. Por fim, ele vai para o inferno.
- Corregedor
e Procurador: representantes da lei. Ambos vão para o
inferno, pois foram acusados de serem manipuladores e utilizarem das leis
e da justiça para o bem e interesses pessoais.
- Cavaleiros:
grupo de quatro homens que lutaram para disseminar o cristianismo em vida
e portanto, são absolvidos dos pecados que cometeram e vão para o céu.
COMENTÁRIO: Gil Vicente, teatrólogo inserido no Humanismo (1500),
ainda mantém forte ligação com os valores medievais, sobretudo os cristãos.
Dessa forma, busca a moralização do homem para que este encontre a salvação de
sua alma. Ainda hoje é encenado nos teatros da cidade.
Questões:
1. (FUVEST) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do
Inferno, de Gil Vicente:
(A) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o
público com a inesperado de cada situação.
(B) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições,
mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
(C) É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor
primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
(D) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares
mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
(E) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo
referência a qualquer exemplo de valor positivo.
2. 02.(FUVEST) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo,
Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brígida Vaz, Judeu, Corregedor,
Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do
Inferno, de Gil Vicente.
Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta
cujas características não descrevam adequadamente a personagem.
(A) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo
que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia.
(B) O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima.
(C) O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico.
(D) O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível.
(E) O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos.
(B) O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima.
(C) O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico.
(D) O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível.
(E) O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos.
3. (UNICAMP) Leia o diálogo abaixo, de Auto
da Barca do Inferno:
DIABO
Cavaleiros, vós passais
e não perguntais onde ir?
Cavaleiros, vós passais
e não perguntais onde ir?
CAVALEIRO
Vós, Satanás, presumis?
Atentai com quem falais!
OUTRO CAVALEIRO
Vós que nos demandais?
Siquer conhecê-nos bem.
Morremos nas partes d’além,
e não queirais saber mais.
Vós que nos demandais?
Siquer conhecê-nos bem.
Morremos nas partes d’além,
e não queirais saber mais.
(Gil Vicente, Auto da Barca
do Inferno, em Antologia do Teatro de Gil Vicente. Org. Cleonice
Berardinelli, Rio de Janeiro: Nova Fronteira/ Brasília: INL, 1984, p.89.)
A) Por que o
cavaleiro chama a atenção do Diabo?
B) Onde e como
morreram os dois Cavaleiros?
C) Por que os dois
passam pelo Diabo sem se dirigir a ele?
FAÇA A
CORRESPONDÊNCIA DAS RESPOSTAS:
( ) Porque estão conscientes da salvação e de
que vão na Barca da Glória.
( ) Porque a fala do Diabo revela seu
desrespeito para com um Cavaleiro de Cristo, que morre para defender e propagar
a fé cristã. Quem defende a causa cristã não vai na Barca do Inferno.
( ) Os dois Cavaleiros morreram nas
"partes d’além", em um combate contra os mouros na defesa da Igreja.
4. (PUC) Considerando a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino.
A) Preso aos valores
cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem,
lembrando-lhe que tem uma alma para salvar.
B) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
C) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa.
D) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza.
E) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.
B) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
C) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa.
D) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza.
E) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.
5 – Faça um resumo da história e escreva se acha que gostaria da
peça, mas sem escrever “Eu acho que”, ou seja, não escreva em 1’pessoa, vá
direto para a resposta, por exemplo: “A peça teatral é boa ou ruim, porque....”,
assim fica em 3’ Pessoa, e dê o seu argumento.
(5 linhas no mínimo)
Fonte:
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