1. DADOS de Identificação
Instituição:
Disciplina:. Educação Física Docentes:. __________ Duração:. ______ Horas Quantidade de Alunos:. 10 Alunos Faixa etária:. Adultos
Disciplina:. Educação Física Docentes:. __________ Duração:. ______ Horas Quantidade de Alunos:. 10 Alunos Faixa etária:. Adultos
Gênero:. Misto
Realidade Sócio-Econômica: Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
2. JUSTIFICATIVA
Como Mudanças paradigmáticas observadas no Cenário educacional Recente Tem contribuído significativamente PARA O Reconhecimento EO Respeito Às diversidades indivíduos Dentro do ambiente escolar. Ao focarmos Nosso Olhar parágrafo OS Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais, constatamos that uma Partir da Década de 80, Vários São OS Estudos e Ações como that apontam um parágrafo Inclusão ea Valorização Desses Alunos NAS Diversas disciplinas do currículo escolar.

Partindo Deste raciocínio e AINDA Como nsa indica Rodrigues (2004, p.48), o Espaço escolar, em Todos Os SEUS momentos, DEVE permitir como Interações Entre OS Alunos e como SUAS POTENCIALIDADES, Para Que como Manifestações da aprendizagem possam sor Compartilhadas na Diversidade humana (Idem, p.48). Desse modo, desde Que Sejam respeitadas SUAS capacidades e limitações, OS Alunos poderão desenvolver QUALQUÉR Ação pedagógica Que lhes Sejam apresentadas.
Nesse contexto, pensamos that a Educação Física, Como UMA das disciplinas do currículo that contribui parágrafo desmistificar o preconceito à Diversidade, atraves de Vivências psicomotoras e Sócio-Culturais, PODE contribuir, não SENTIDO de proporcionar o Reconhecimento das POTENCIALIDADES ea AMPLIAÇÃO das Possibilidades corpóreas Desse aluno.
Sem Caso do aluno portador de Deficiência mental, acreditamos that Diversos São OS Caminhos pedagógicos that PODEM Ser percorridos cabelo professora de Educação Física, todavia, faz-se necessary, primeiramente, o Conhecimento Sobre tal Deficiência e SUAS implicações no cotidiano de Seu portador e, um Ponto Partir Desse, Definir como Ações pedagógicas Que Serao operacionalizadas, devendo estas estarem interconectadas between OS Vários Aspectos do Saber, fazer Sentir e fazer Fazer. Nesse SENTIDO, Nossas Diretrizes Pedagógicas apontam parágrafo Vivências Corporais Interativas fazer aluno portador de Deficiência mental, na totalidade sua, reforçando e ampliando a SUA Condição humana e de Sujeito-Cidadão. Segundo o Coletivo de Autores (1992): atraves da Estimulação promovida pela Educação Física, o aluno, A Partir de Uma Perspectiva de Reflexão Sobre SUA cultura corporal, adquire condições suficientes de refletir Seu Movimento é Sua corporeidade.
Sem Caso dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais, uma Relação ensino-aprendizagem se Dá ATRAVES, principalmente, da Experiência Sensível, Onde o aluno comeca a organizar e relacionar o Conhecimento a Partir das REFERÊNCIAS sensoriais Que lhes devidamente São proporcionadas. Neste contexto, enfim, acreditamos Que a Educação Física exerce papel imprescindível parágrafo hum Melhor atendimento e Desenvolvimento das POTENCIALIDADES motoras, cognitivas, afetivas e Sociais destes Alunos "Especiais".
3. OBJETIVO GERAL
O Trabalho a Ser Desenvolvido com OS Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais TEM Como Objetivo Geral proporcionar um ESSE aluno a identificação das Diferenças e semelhanças between OS Conteúdos Tratados: o Jogo dança ea, a hidroginástica Natação ea, e, a DAI partir, that o aluno POSSA estabelecer Relações Diretas com o Seu dia-a-dia e AOS Valores Sociais estabelecidos.
4. OBJETIVO Especifico
- JOGO: Para este Conteúdo, Fazer Com que identifiquem OS Alunos na Dinâmica proposal, atraves de Gestos e / ou verbalização, OS PRESENTES Elementos principais e that OS relacionem cognitivamente Às Práticas de SUA Realidade social.
- DANÇA: Identificar e associar, atraves de Gestos e / ou verbalização, Os ritmos musicais Tratados em aula, associando-os AOS eventos festivos do Dia-a-dia na Comunidade e na escola.
- Natação: Adaptar, inicialmente, o aluno Ao Líquido Meio, parágrafo conduzi-lo, em SEGUIDA, AO Acesso Noções Básicas de that visem Seu deslocamento Dentro Deste Meio. Fazer com Que o aluno relacione ESTA Prática A SUA Realidade social.
- Hidroginástica: PROMOVER um Socialização dos Alunos atraves de hum ambiente Agradável, A Partir de alongamentos, brincadeiras e Jogos executados Dentro dágua.
5. CONTEÚDOS / cronograma
Para a Seleção dos Conteúdos a Serem Tratados com OS Alunos fazem Ulisses Pernambucano, observou-se, primeiramente, a adequação dos mesmos Às Possibilidades Sócio-cognoscitivas dos Alunos (Coletivo de Autores, 1992). A DAI partir, uma Opção Que se fez foi cabelo Jogo, a Dança, a Natação ea hidroginástica.
6. RECURSOS MATERIAIS
Além esportiva da Instalação (quadra), utilizados Serao OS seguintes materiais:
Apito, Bolas variadas, Elástico, rede volei Pará, rede parágrafo futebol, Cones, Cordas, Arcos, Pinos, Jornais, CDs, som, macarrão e disco parágrafo Natação.
7. SITUAÇÃO Didática
Entendendo uma aula de Como Sendo hum Espaço, intensionalmente Organizado, parágrafo facilitar como Relações Que levem a Melhor apreensão Uma do Conhecimento cabelo aluno, Serao desenvolvidos Procedimentos teórico-metodológicos Para possibilitar Uma Melhor e Mais Fácil apropriação significativa dos Conteúdos Tratados e dos Valores Que estao intrínsecos Cada um hum DELES. Nossa Proposta do consiste em:
- Exposição teórico-Prática fazer um conteudo Ser TRATADO em Cada aula com o Resgate, uma each Inicio de aula do Conhecimento dos Alunos a cerca dos temas referidos;
- Adequação de linguagem Acessível Ao nivel de Conhecimento dos Alunos, evitando o Máximo Possível o exagero de Informações;
- Buscar sempre, atraves de Estímulos Positivos e motivadores, a Participação de Todos NAS PROPOSTAS Atividades, respeitando sempre SUAS limitações;
- Oportunizar AOS Alunos Para Que Estes identifiquem como Possíveis Diferenças e semelhanças dos Conteúdos Tratados;
- Estimular, em Alguns momentos da aula, um Autonomia dos Alunos Para Que Estes possam Mostrar Seu Conhecimento uma cerca da Atividade proposal;
- Durante uma das Execuções Atividades, semper Que Possível enfatizar Outros Conhecimentos Relacionados Aquela Atividade Como cor, forma, TAMANHO de Objetos, posicionamentos, Direção, that estimulem SUA aprendizagem cognitiva;
- Ao final, de Cada aula, Estimular OS Alunos Para Que possam Fazer Uma recapitulação OU Resgate da Atividade that fóruns executada.
8. AVALIAÇÃO
O Que se busca No processo avaliativo com OS Alunos E, primeiramente, um eA Participação Integração de todos Durante uma aula, SEJA ESSA Participação parcial UO integral, dada Às limitações de indivíduos Alguns Alunos. A DAI partir, conduzi-los a aprendizagem Uma DOS Conteúdos, Sendo ESTA verificada atraves da Participação e fazer Envolvimento dos Alunos, da identificação, Por Meio de Gestos e verbalizações, das principais Características da Atividade proposal e also fazer Reconhecimento das semelhanças e Diferenças entre Conteúdos OS Tratados.
9. BIBLIOGRAFIA
CADERNOS DE EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN - CNTE: 2. ED, N. 3, mar.1997
Coletivo de Autores. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
LAZER, Atividade Física e Esporte parágrafo Portadores de Deficiência. - Brasília: SESI-DN: Ministério do Esporte e Turismo, de 2001.
MELO, José Pereira. O Ensino da Educação Física parágrafo Deficientes Visuais. RBCE. V.25, p.117-129, mai. 2004
PROPOSTA PEDAGÓGICA. Escola Especial Ulisses Pernambucano. Recife: 2004
RODRIGUES, David. A Educação Física perante uma Educação Inclusiva: Reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física. V.24, p.73-81 s / d.
RODRIGUES, Graciele Massoli. Demarcações Sociais e Relações Diádicas como na Escola: Considerações Acerca da Inclusão. RBCE. V.25, p.43-56, mai. 2004
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